top of page

ACONTECEU NA BIO - CAMPEONATO MUNDIAL DE SURF TEM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO LIXO NA PRAIA

Atualizado: 12 de jul. de 2019

Texto por: Lais Caccia

Aconteceu em Saquarema (RJ), neste feriado de 21 de junho, a etapa do Campeonato Mundial de Surf organizado pela World Surf League. O evento, que foi patrocinado por empresas como a Oi, Jeep, Hawaianas e Polo, contou com iniciativas de associações e institutos que apoiam o surf local. Dentre elas, a ong Keep the Ocean Blue em parceria com a Ecolocal Brasil, realizou no dia 22/06 uma ação onde diversos voluntários se reuniram durante o campeonato para, além da limpeza na areia do canto de carrinhas, despertar a consciência e responsabilidade do lixo.


Nossa biologa Lais Caccia esteve presente e compartilhou um pouco dessa experiência: "A limpeza durou aproximadamente 40 minutos, o suficiente para coletar grande quantidade de lixo seco da areia. O mais interessante da ação é que todo o material coletado foi encaminhado para os parceiros da Carbo brasil, que possuem um trabalho incrível de aglutinação desse lixo através de máquinas industriais para a construção de utensílios como vasos, mesas, bancos, etc. Todo o conteúdo coletado lá foi transformado em uma mesa, doada para o projeto Life Guard Kids, que também participou da ação. Dessa forma, o lixo foi retirado da natureza, e não foi depositado em um aterro, mas sim, passou a ter novamente utilidade", conta ela.

A limpeza durou aproximadamente 40 minutos, o suficiente para coletar grande quantidade de lixo seco da areia.


Além dessa, a Bioterapia também participou da ação feita pela ong SOS Praias Brasil, onde o famoso "homem-bituca" - que há mais de 15 anos recolhe as bitucas em eventos de Surf, provoca os fumantes a dar o destino correto a este lixo tão tóxico.

São ações como essas que trazem esperança de que podemos curtir e aproveitar o que a natureza nos proporciona, de maneira responsável e consciente. Ficamos muito honradas em fazer parte destas lindas iniciativas e esperamos que cada vez mais as organizações nacionais e internacionais do Surf apoiem e percebam a sua importância para a saúde dos nossos oceanos! Afinal, oceano saudável significa ondas incríveis e show garantido pelos melhores atletas do mundo.


Parabéns a todos os envolvidos, e viva nosso campeão brasileiro Filipe Toledo!

23 visualizações0 comentário
bottom of page