MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS!

Quando estamos assistindo a um jornal, ou lemos uma notícia que aborda o tema da degradação ambiental pela ação humana, provavelmente nos questionamos sobre o nosso papel dentro de todo esse cenário. “De que forma eu posso agir contra o desmatamento? ”, “Qual é o meu papel na questão do aquecimento global? ”, “ Será que eu posso ajudar na preservação e conservação dos lençóis freáticos? ”. Concordamos que esses são assuntos muito globais, que envolvem uma série de questões, inclusive políticas, e que parecem muito distantes do nosso dia-a-dia.

Por outro lado, se analisarmos bem, todos esses impactos aos quais o mundo é sujeitado são integralmente fruto de uma sociedade baseada em maus hábitos e desrespeito aos nossos recursos naturais. Sociedade da qual nós todos fazemos parte! Por isso, ainda que pareça muito distante do nosso cotidiano, direta ou indiretamente esses problemas também são responsabilidade nossa.

A água, por exemplo, talvez seja o recurso natural mais abundante no nosso planeta e 70% da superfície da Terra é composta por ela. Além de ser um dos maiores combustíveis para o nosso organismo, é pressuposto básico para uma série de atividades primárias do nosso dia-a-dia, como tomar banho, cozinhar, regar as plantas. Será que estamos cuidando bem dela?


Nas últimas décadas o discurso sobre o consumo consciente da água se intensificou. Isso porque a combinação do desequilíbrio ambiental ao uso abusivo desse recurso, fez com que ele se tornasse escasso em algumas regiões do planeta. Grandes portais de notícias e pesquisadores já preveem que a água será caríssima no futuro.

Você imagina viver sem água? É impossível! Por isso, preste atenção em todas as suas atividades diárias que envolvem ela. Quantas vezes você já ficou um tempinho a mais no banho? Por quantos segundos a mais do que o necessário você já deixou uma torneira aberta?

Reflita um pouco, e vai perceber que os problemas pelos quais o nosso planeta passa são reflexo de atitudes humanas e que nós podemos sim fazer a diferença! Mude seus hábitos, ajude a mudar os hábitos dos seus amigos. Faça a sua parte!

2 visualizações