O planeta Terra é azul - azul da cor do mar


Se reconhece no homem a incoerência e arrogância a começar pelo nome do planeta - a Terra é 70 por cento água, sendo 97,5% de água salgada. Mas o homem vive no solo, em terra, então virou Planeta Terra. A verdade é que os oceanos abrigam cerca de 80% das espécies de vida existentes aqui - são eles os grandes produtores de oxigênio, reguladores da temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos. A gente não vive nele, mas dependemos dele para nossa sobrevivência.

E o que estamos fazendo? É desastroso! Os impactos da ação humana no oceano são imensos. Cerca de metade dos recifes de coral da Terra já desapareceu, 90% dos grandes peixes marinhos foram extirpados pela pesca, totalizando 25 milhões de toneladas de lixo descartados no oceano por ano.


O mar é o lar de milhares de vidas marinhas. Para nós nos serve de refúgio, templo. Água salgada que limpa e leva com as ondas o peso da vida.

Sentados à sua frente, quantas reflexões nos proporciona? Quantas lágrimas nos acolhe?


Quantas canções e inspirações despertam nos poetas? Quantos pedidos e preces nos acolhem? Quanta paz! E a chama de vida e alegria que acende nas crianças, livres ao mar... Sob a lua cheia, sua madrinha, ilumina o palco das sereias e inspira os apaixonados.

Responsável mestre mediador entre nós com a natureza e entre nós com nossa essência, sentar-se à sua frente é como a um divã de um psicólogo ou ir tomar um passe de uma benzedeira, é terapêutico e curativo.

Que assim como levamos na concha o acesso ao mar, seu som meditativo, levemos conosco o bom senso e consciência do que se põe e o que se tira dele. Cuidar de quem tanto cuida da humanidade, para que ele possa nos limpar, não sujemos. Recicle seu lixo, tenha responsabilidade de consumidor, tenha consciência de suas escolhas. Claro que não é fácil mudar, mas é urgente e preciso. Não dá mais para viver na inconsequência, não dá mais para não assumir a responsabilidade. Só temos agora para fazer isso.

O mar é fonte de vida, de alegria, de luz! Sejamos gratos.... Salve o mar! Viva o mar!


34 visualizações