O TRABALHO QUE RECONECTA

Atualizado: 1 de Jun de 2020

"Sofremos por falta de conexão", diz Joanna Macy, autora do Trabalho que Reconecta, que surgiu há mais de 40 anos como uma resposta direta às crises sociais, ecológicas e econômicas do nosso tempo. O Trabalho que reconecta é um conjunto de atividades propostas na natureza para nos conectarmos com o planeta, sentindo sua dor e podendo ser um agente transformador do que ela chama da Grande Virada, quando os seres humanos poderão viver em conexão com o meio no mais profundo nível.

Essas atividades são descritas no livro "Nossa vida como Gaia", que são base para o nosso trabalho de reconexão com a natureza com adultos na Bioterapia. Joanna desenvolveu uma metodologia única e diversas vivências que podem ser aplicadas em grupos ou individualmente, que atuam para atingir a raiz da nossa separabilidade com o sistema vivo, a parte mais profunda em nós que nos fez esquecer da natureza sagrada ao qual fazemos parte. A ponto de pensarmos que o planeta precisa de ajuda e precisa ser curado, mas que nós não, pois nós precisamos ajudar o planeta, mas não somos ele. 

Necessitamos internalizar que a Terra chora, que a sutileza com que a natureza foi construída não está suportando o nosso trato com ela, e já vem mostrando estragos pavorosos em seus desastres ambientais. Pois se de fato nos conectarmos com essa dor planetária, entendemos que ali está a raiz do nosso sofrimento, que não há mente saudável sem planeta saudável, que não há paz interior se há guerra exterior.

Para superar a culpa que carregamos ao lidarmos com essas reflexões, surge o trabalho que reconecta, nos trazendo para um lugar de ação transformadora a partir de uma visão crítica da realidade.Se este texto lhe tocou, se já sofreu pela dor do mundo, procure ler a incrível Joanna Macy!


Juntos sempre seremos mais fortes!


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo